sexta-feira, 6 de abril de 2012

Depois da quaresma, católicos são convidados a celebrar o Tríduo Pascal





A Quaresma, os 40 dias de preparação dos cristãos para a celebração da Páscoa, termina na quinta-feira santa. Durante esse período, a Igreja convocou os cristãos a olharem para dentro de si mesmos, a orarem mais e a refletirem sobre seus erros e atos.


Na quinta-feira, os fiéis entram em nova preparação, o Tríduo Pascal. O nome identifica os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa e recordam a história de Jesus entre a Última Ceia e a Ressurreição.


A quinta-feira santa, é o dia em que se comemora a Última Ceia, que foi realizada antes de Jesus ser entregue aos romanos por Judas. Nela, Jesus oferece a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob a forma do pão e do vinho.


Nesse dia ocorre também a cerimônia do Lava-Pés, que lembra o gesto de Jesus ao lavar os pés dos apóstolos em sinal de humildade e serviço.


A grande lição de Jesus na última ceia, aos lavar os pés dos discípulos, foi mostrar-nos que sem a partilha da própria vida não há vida eucarística.


A sexta-feira da paixão é o dia que relembramos a Paixão e a Morte de Jesus. Não há celebração eucarística em nenhum lugar do mundo, mas a Igreja oferece uma liturgia em que a igreja lê o relato da Paixão e oferece a cruz para veneração dos fiéis às 15h, horário em que Cristo morreu.


Ela não representa o sofrimento, mas sim uma imagem de salvação para os cristãos.


No sábado santo também não há celebrações eucarísticas, e os cristãos esperam pela madrugada de sábado para domingo, em que se celebra a Ressurreição de Jesus.


O sábado é um dia de introspecção, oração e reflexão. Na noite do sábado, começa a celebração da Vigília Pascal, que segue pela madrugada de domingo para celebrar a Ressurreição de Cristo.


A Igreja entra em festa e o momento é de celebrar em família o retorno de Jesus à vida.


Durante a vigília pascal fazemos memória das ações maravilhosas de Deus na história da humanidade e renovamos nosso compromisso batismal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário