segunda-feira, 23 de maio de 2011

sereis bem-aventurados

http://4.bp.blogspot.com/-2YpSyHRPEeU/TdYrNN2wqOI/AAAAAAAAEo4/zQI6DghuZM8/s1600/0010.jpg

Durante sua última ceia Jesus lava os pés dos discípulos, e diz-lhes que se ele lavou-lhes os pés, eles também devem lavar os pés uns dos outros. E insiste: "Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, também vós o façais". O texto de hoje é a continuação desta fala, que se prolonga em um longo discurso de despedida de Jesus. Os discípulos não são maiores do que Jesus. Devem assumir a sua humildade em lavar-lhes os pés. É o testemunho do serviço. Jesus proclama então a bem-aventurança do serviço: "...sereis bem-aventurados (makarioi) se o puserdes em prática". É o serviço à vida, no amor e na misericórdia, testemunhado por Jesus e a ser seguido pelos discípulos.

Ao anunciar a bem-aventurança Jesus adverte que nem todos a aceitarão. A citação de um salmo (Sl 41,10) esclarece que alguém o entregará. É uma alusão a Judas. "É preciso que se cumpra a Escritura" não significa um determinismo que abole a liberdade. Significa a ação repressiva que inevitavelmente ocorrerá, enquanto existirem os poderosos e ambiciosos, que amam o dinheiro e desprezam a vida.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. hoje o terço dos homens estar completando ana hoje faz 4 anos junto com o terço temos um partisipante que ests anivesariando neste nesmo dia . pedrenho rocha. parabens. que deus te proteja por muitos anos o senhor etanbem o nosso terço. sâo os votos de todos os homens do terço

    ResponderExcluir