sábado, 14 de janeiro de 2012

- PAZ! Peço agora, pnão vou calar Como não calo uma oração Paz! Nós queremos paz! Quem deseja faz acontecer não fica esperando em vão 'az! Esse grito eu 

TERÇO DA FAMÍLIA - PROF. CONRADO

SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2012

Informação sobre o Santuário Original

O P. Heinrich Walter, superior geral do Instituto dos Padres de Schoenstatt, numa carta datada de 6 de Janeiro - Festa da Epifania em muitos lugares do mundo - partilha connosco as mais recentes notícias sobre o futuro do Santuário Original. Publicamos aqui a carta - simultaneamente em cinco idiomas e nas nossas duas páginas schoenstatt.org e schoenstatt2014.org -, pedindo que a dêem a conhecer a todos os que não têm acesso à Internet.
Schoenstatt, 6 de enero de 2012

Querida Familia de Schoenstatt,

Muitos de vós estão à espera de informação sobre a situação do Santuário Original, especialmente neste ano dedicado à Corrente do Santuário. A relação com o Santuário Original é origem e fonte permanente de renovação desta corrente.
Ficámos muito gratos quando a Sociedade do Apostolado Católico (Padres Palotinos), proprietários do Santuário Original, nos deram a conhecer a sua disponibilidade para entregar a Schoenstatt, a curto prazo, a responsabilidade pelo Santuário. Inicialmente, chegou mesmo a falar-se do dia 1 de Janeiro de 2012.
Ao longo do ano passado tiveram lugar encontros e negociações sobre um contrato de usufruto para o Santuário, a casa  de “Santa Maria” e o recinto dos peregrinos. O Instituto dos Padres de Schoenstatt é aquele que tem conduzido as negociações pelo nosso lado, pois é esta comunidade que terá a titularidade jurídica sobre o Santuário Original quando se processar a respectiva aquisição. Para Schoenstatt, um contrato de usufruto seria um primeiro passo, pois a meta consiste na aquisição, tanto do Santuário Original como da zona de peregrinos.
Até ao presente momento, não foi possível alcançar um acordo aceitável, pelo que no início de 2012 se manterá o actual status quo. Ao longo do corrente ano continuaremos a trabalhar  com a direcção provincial dos Padres Palotinos, cuja última instancia de decisão é a assembleia provincial, que se reúne uma vez por ano, em outubro.
Nestas negociações importa também salvaguardar os interesses dos Padres Palotinos no lugar de Schoenstatt. Estando ainda em curso o processo de elaboração sobre uma história comum que conduziu à separação entre os Palotinos e Schoenstatt, pretendemos que o passo que implica que Schoenstatt assuma a responsabilidade pelo Santuário, se realize com liberdade interior e dignidade de ambas as partes.
Agradeço a todos os que, em todo o mundo, têm acompanhado e continuarão a acompanhar estas conversações, com as suas orações e contribuições.
A nossa vida, com a força activa do santuário em todas as suas dimensões (filial, do lar, do coração) será, no corrente ano, uma boa contribuição para o processo de esclarecimento que se está a dar no lugar de Schoenstatt. As palavras da Acta de Fundação - “demonstrem primeiro que realmente me amam” - continuam a ser condição para a vitalidade do nosso lugar de graças.
É por isso que os remeto para as iniciativas que, no contexto do Ano do Santuário, se apresentam em www.schoenstatt2014.org. Vivemos o tempo de preparação para o nosso Jubileu, que implica a renovação daquelas raízes de que vivemos. Nós percebemos uma união global na Aliança de Amor; esta união será mais perceptível no anseio comum em torno do Santuário Original.
Bênçãos na Festa da Epifania do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário