sexta-feira, 16 de março de 2012

SORE - Serviço de Orientação Religiosa

A Quaresma
Tempo de Reflexão

Com a Quarta-feira de Cinzas, iniciamos na tradição cristã o que chamamos de Quaresma. Segundo nos relata a Bíblia, este tempo significou para Jesus momento de muita oração, pois ele havia sido conduzido a um deserto e lá, por 40 dias, fora tentado de todas as formas. No entanto, por meio de sua intensa oração, resistiu a todas.
Por isso, a Igreja Católica sempre entendeu a Quaresma como momento de reflexão e muita oração na vida de cada cristão – porque, as provações são grandes em nossas vidas e não há outra maneira de vencê-las, a não ser pela oração, como fez Jesus.
Três são as principais palavras que marcam a o período Quaresmal: Jejum, Esmola e Oração.
Jejum. Antes de tudo, não quer dizer apenas deixar de comer algo simplesmente por fazê-lo, porque a Tradição sempre pediu assim ser feito.
Fazer Jejum, do ponto de vista bíblico, significa solidarizar-se àqueles que nada têm para comer, não apenas em determinados dias, mas quase todos os dias. Então, não comer algo de que gostamos muito, em alguns dias propostos pela Igreja, como forma de solidariedade às pessoas que não podem comer, compreende o verdadeiro sentido do cristianismo solidário.

Esmola. Em nossa sociedade, estamos tão habituados a dar uma moedinha nos semáforos da cidade, que já temos a consciência limpa em relação a essa palavra – dizemos: “já dei esmola hoje!”. Contudo, a Esmola citada na Bíblia não significa apenas dar um resto do que temos, neste caso, a moedinha. Ora, podemos dar Esmolas, sem mesmo doar algo material a alguém.
O convite feito na Bíblia é para mostrar que ser bom é a essência dos filhos de Deus; a gratuidade deve ser aprendida de Deus e repetida entre seus filhos, nossos irmãos.

Oração. Como precisamos orar! Parar um pouco este ritmo louco no qual vivemos – “mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma. A vida não para...” Essa bela canção de Lenine ilustra bem a importância da Oração em nossa vida – corpo pede um pouco mais de alma. Parar e rezar, dois verbos fortes e necessários em nosso cotidiano. Rezar não apenas repetindo fórmulas prontas, mas rezar dialogando com o Deus, fazendo assim a mais profunda experiência de criatura com seu Criador. Pois, somente assim, pode-se perceber que Deus cuida de mim.
Que vivamos, então, a Quaresma, conscientes de seu rico significado e mais, que o apliquemos em nossa vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário