sexta-feira, 8 de junho de 2012

Jovens católicos confeccionam o tapete para a passagem da procissão de Corpus Christi em Jardim do Seridó



Nesta manhã de quinta-feira (07), dia de Corpus Christi, a juventude de nossa paróquia se reuniu para fazer o tradicional tapete para a passagem de Jesus Cristo. Todos acordaram cedo e vieram dispostos e muito felizes para fazer bonito o tapete para a passagem da procissão. A procissão de Corpus Christi é a principal procissão da igreja católica, e para nós católicos, celebramos o Corpo de Cristo, a Eucaristia, herança da passagem de Jesus pela terra.

Quem vê aquele manto contínuo, feito com tapetes dos mais variados materiais, pode até pensar que a festa por si só é linda e parar por aí.  Mas a liturgia de Corpus Christi é muito mais que isso: hoje, para os católicos, celebra-se o Corpo de Cristo, a Eucaristia, herança da passagem de Jesus pela Terra. 

E passagem é mesmo o motivo dos tapetes. “Em Jerusalém, dias antes de ser crucificado, Jesus foi recebido pelo povo. As pessoas retiravam seus mantos e esticavam-nos no chão para que ele passasse. Hoje, fazemos isso com os tapetes e o rito inclui a passagem do Santíssimo Sacramento, em ostensório,  levado pelo sacerdote, sobre tapetes ou mantos. 

O mesmo acontece em todas as igrejas, seja de forma mais simples ou mais grandiosa. “Essa liturgia começa antes, quando a comunidade se reúne para fazer os tapetes e é um momento de muita fé e união”.
Veja abaixo as fotos dos jovens confeccionando o tapete em Jardim do Seridó:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário